Coronavírus

Covid-19. Litoral será a zona do país mais afetada

Covid-19. Litoral será a zona do país mais afetada
NurPhoto/Getty Images

No concelho de Lisboa, a estimativa é que 0,26 da população possa estar infetada, ou seja, 1 em cada 1000 indivíduos com residência no município

Expresso

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus, ao longo dos próximos meses, serão sentidos por todo o país, mas há zonas que serão particularmente afetadas, avança o jornal “i” esta terça-feira. O litoral será a região onde, se as previsões dos investigadores estiverem corretas, vão ocorrer mais casos.

Um grupo de investigadores do Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa lançou ontem um projeto que pretende contribuir para a gestão da crise da covid-19 em Portugal.

O objetivo é manter atualizado um mapa de risco de transmissão do vírus na comunidade para os diferentes concelhos do país e a primeira versão foi disponibilizada na segunda-feira.

Os cálculos dos investigadores são feitos com base em dados cedidos pela NOS, que fornece as médias diárias de mobilidade entre concelhos – mas não informação detalhada dos mesmos. Os investigadores pediram também informação à Direção-Geral da Saúde.

No concelho de Lisboa, a estimativa é que 0,26 da população possa estar infetada, ou seja, 1 em cada 1000 indivíduos com residência no município. No Porto, a estimativa era de 0,3%, ou seja, um em cada três mil. A zona da raia é aquela que menor percentagem de potenciais infetados apresenta.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate