“Lua de Sangue” mostra-se nos céus este domingo: eclipse vai ser visível em Portugal, mas apenas em algumas zonas
lua das flores
Darwin Fan
Na noite de 7 para 8 de setembro, o céu será palco do eclipse lunar mais longo deste ano. Conhecido como “Lua de Sangue”, o fenómeno terá uma duração de 82 minutos, mas em Portugal será visível apenas de forma muito limitada
O primeiro eclipse total da Lua deste ano ocorreu em meados de março. O próximo acontece na noite de 7 para 8 de setembro e poderá ser observado em Portugal (ainda que parcialmente), bem como noutras regiões da Europa, África, Ásia e Oceânia, segundo a informação divulgada pelo portal Star Walk.
Popularmente conhecido como “Lua de Sangue”, o fenómeno deve a sua tonalidade avermelhada à forma como a atmosfera terrestre filtra a luz do Sol, projetando apenas os tons alaranjados e vermelhos sobre a superfície lunar.
“O eclipse da Lua de Sangue nos dias 7-8 de setembro de 2025 irá decorrer entre as 17h30 e as 18h52 GMT e será visível nas regiões onde este horário coincidir com a noite”, clarifica a plataforma de astronomia desenvolvida pela Vito Technology.
Com cerca de 82 minutos de duração, será o mais longo eclipse lunar de 2025. Este fenómeno ocorre quando a Lua cheia fica totalmente mergulhada na sombra da Terra, resultado de um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.
Visibilidade da Lua de Sangue em setembro de 2025
Vito Technology, Inc.
Fenómeno será “muito difícil de observar" em Portugal
Em Portugal, o eclipse total da Lua fica visível a partir das 20 horas deste domingo, segundo avançou Filipe Pires, do Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, citado pela SIC. Contudo, segundo os especialistas, este fenómeno “será muito difícil de observar” no país “e ficará restrito apenas a algumas áreas do leste” de Portugal.
Visibilidade do eclipse da Lua de Sangue em Portugal
Vito Technology, Inc.
“Por exemplo, em Bragança, a Lua nasce às 19h48 WEST, pouco antes do fim da totalidade às 19h52 WEST. Isso significa que a Lua totalmente vermelha poderá ser vista por apenas cerca de 4 minutos nessa região. No restante país, incluindo Lisboa e outras regiões ocidentais, a totalidade não será visível. No entanto, os observadores ainda poderão apreciar um eclipse lunar parcial: embora a Lua não fique vermelha, uma grande parte da sua superfície parecerá escurecida à medida que a sombra da Terra a cobre”, pode ler-se no website da Star Walk.
O próximo eclipse lunar total ocorrerá já no próximo ano, na noite de 2 para 3 de março. Quanto ao mais escuro da década, só poderá ser observado em junho de 2029.