Apagão

Rede de desinformação russa Pravda aproveitou apagão ibérico para publicar 1200 conteúdos falsos em dois dias

Agência Espacial Europeia divulgou imagem de satélite da Península Ibérica na recuperação do apagão, na noite de 28 de abril
Agência Espacial Europeia divulgou imagem de satélite da Península Ibérica na recuperação do apagão, na noite de 28 de abril
ESA

"Durante e após o apagão, espalharam a farsa de que um suposto "fenómeno atmosférico" teria causado a falha de energia [...] divulgaram imagens de satélite que mostravam a Península Ibérica no escuro, embora muitas delas fossem falsas", lê-se na investigação

Uma rede de desinformação russa aproveitou o apagão energético na Península Ibérica para ampliar visibilidade de conteúdos desinformativos, atingindo quase 1.200 publicações em dois dias, segundo uma investigação do 'fact-checking' espanhol Maldita.

De acordo com a plataforma, entre 28 e 30 de abril, registaram quase 1.200 publicações em Espanha, o maior número desde que a rede começou a operar, no final de 2024.

O primeiro conteúdo sobre o apagão na rede de desinformação Pravda foi um breve alerta que anunciava "Notícias de Última Hora |Grande apagão a nível nacional".

Este alerta redirecionava para o quinto canal mais referenciado por todas as páginas da Pravda em Espanha, onde havia uma publicação idêntica.

"Durante e após o apagão, espalharam a farsa de que um suposto "fenómeno atmosférico" teria causado a falha de energia [...] divulgaram imagens de satélite que mostravam a Península Ibérica no escuro, embora muitas delas fossem falsas", lê-se na investigação.

Segundo a plataforma, é possível concluir que os 'picos' deste tipo publicações geralmente correspondem a eventos específicos, relacionados com temas internos ou externos do país.

"A rede Pravda mais uma vez usou uma questão nacional para gerar milhares de conteúdos, muitos deles desinformação", afirma a publicação.

No final do ano passado, a rede de desinformação com provável origem na Rússia, expandiu a sua área de atuação em Espanha, passando a produzir conteúdos em catalão, basco e galego, gerando, no total, mais de 150.000 conteúdos em apenas seis meses, de forma a aumentar também a visibilidade de diversos canais.

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