Sociedade

É um espetáculo cósmico, mas não se pode olhar diretamente o sol: eclipse solar que chega a Portugal este sábado exige precauções

Eclipse solar parcial visto em abril de 2024 no estado do Texas, nos EUA
Eclipse solar parcial visto em abril de 2024 no estado do Texas, nos EUA
Getty Images

O eclipse solar de 29 de março é o primeiro de uma série de fenómenos astronómicos que podem ser observados no país até agosto de 2026. É visível em grande parte do Hemisfério Norte, incluindo todo o território nacional

Quando finalmente está a chegar o tempo quente a Portugal, o Sol vai estar parcialmente coberto pela Lua por cerca de duas horas na manhã de sábado, e não dese ser olhado diretamente, nem com óculos escuros normais, sob risco de danos graves para a visão.

O eclipse solar parcial de 29 de março é o primeiro de uma série de fenómenos astronómicos que vão chegar a Portugal até agosto de 2026. O momento de desalinhamento dos astros, Sol e Lua, pode ser um espetáculo cósmico, mas exige precauções, uma vez que só pode ser observado com óculos de eclipse devidamente homologados. Entenda o fenómeno astronómico, e os cuidados especiais que se devem ter.

O que é um eclipse solar?

Trata-se de um fenómeno astronómico que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz em determinadas zonas do planeta, o que pode ocorrer de forma total ou parcial. O primeiro eclipse solar de 2025, que ocorre a 29 de março, será parcial.

Popularmente, este tipo de eclipse é conhecido como ‘Chifres do Diabo’, o que remete para o formato assumido pelo Sol no momento em que é ocultado pela Lua, sem haver um alinhamento perfeito entre os dois astros.

Onde se pode ver?

O espetáculo cósmico vai ser visível em várias regiões do Hemisfério Norte, como Estados Unidos, Europa, e também alguns países do noroeste de África (como Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia, Mali e Senegal). Em especial na Groenlândia, está prevista uma cobertura significativa da luz solar, que pode ir até 87%.

Portugal é um dos países da Europa onde se poderá observar o eclipse solar parcial de 29 de março, à semelhança de outros países como Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Países Baixos, Noruega e Rússia, com efeitos variáveis em cada um dos casos..

Qual a melhor hora para ver o eclipse solar em Portugal?

O fenómeno pode ser observado em todo o território português durante a manhã de 29 de março, com ligeiras nuances de horário. Na zona de Lisboa, é esperado que o eclipse solar parcial tenha início às 9h37 e termine às 11h27, atingindo o seu pico às 10h31, e com uma cobertura de cerca de 37,7% do Sol pela Lua. Na região do Porto, prevê-se que o eclipse comece às 9h41 e termine às 11h34, tendo o seu máximo às 10h36, e com cobertura de cerca de 40,1% da luz do Sol pela Lua. A indicação geral é que o Norte do país terá mais magnitude na cobertura da luz solar em comparação com o sul.

Observar este fenómeno solar exige precauções?

Sim, exige precauções, alertando as autoridades médicas que observar o eclipse solar diretamente, ou mesmo com óculos escuros comuns, é extremamente perigoso para a visão, podendo causar danos permanentes à retina, e até cegueira.

Observar o fenómeno astronómico exige a utilização de óculos de eclipse homologados, que garantam filtragem adequada das radiações solares que são prejudiciais, seguindo a norma ISO 12312-2 e certificando também que têm o selo CE. Métodos caseiros, como filtrar a visão através de radiografias ou vidros escuros não são considerados seguros.

Estes alertas são corroborados pela Direção-Geral da Saúde, que emparceria com o Observatório Astronómico de Lisboa, elaborou uma lista de cuidados de prevenção com a ocorrência de eclipses solares. A principal recomendação é não olhar o sol diretamente, sob risco de sérios danos de visão, e proteger em particular as crianças. Para apreciar o fenómeno cósmico, a DGS sugere “observar o sol por projeção”, e de forma indireta, projetando a sua luz através de um orifício num papel ou numa cartolina para uma superfície plana.

Este será o único eclipse de 2025?

Não. Ao longo do ano estão previstos pela NASA outros eclipses solares e lunares, mas nem todos serão visíveis de Portugal.

Em Portugal, poderá ser observado este ano um novo eclipse, mas lunar, e que será total, a 7 de setembro, prevendo-se que seja visível em todo o território nacional.

O eclipse solar parcial de 29 de março é o primeiro de uma série de fenómenos astronómicos poderão ser vistos em Portugal até agosto de 2026, altura em que se prevê um eclipse solar quase total.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate