Sociedade

Nelson Évora expressa empatia com ex-namorada que denunciou abusos e garante: "A pessoa visada nesta história não sou eu"

Nelson Évora expressa empatia com ex-namorada que denunciou abusos e garante: "A pessoa visada nesta história não sou eu"
AFP

Atleta português reage a denúncia de Ana Peleteiro, com quem manteve uma relação no passado, e que no último domingo divulgou na sua conta de TikTok um vídeo onde diz ter sido sexualmente abusada por um ex-companheiro, sem divulgar a identidade do alegado agressor

Ana Peleteiro faz um relato detalhado sobre os abusos sexuais e psicológicos de que diz ter sido vítima por parte de um antigo companheiro, mas no vídeo publicado no último domingo, nunca revela o nome do alegado agressor, o que originou especulações e rumores, ligando o caso ao campeão olímpico português.

Nelson Évora, com quem a atleta galega manteve uma relação no passado, usou igualmente as suas redes sociais para divulgar esta terça-feira um comunicado e tentar travar associações ao seu nome: “No seguimento das notícias que estão a circular e que envolvem o meu nome, manifesto toda a minha empatia pela Ana e por todas as mulheres e homens que passam por este tipo de situação. A pessoa visada nesta história não sou eu. Agradecia, por isso, que não me associassem a esse testemunho sob pena de consequências legais”, escreveu.

A atleta espanhola já tinha afirmado em 2023 ter estado numa relação abusiva. Desta vez, seguindo uma trend na rede social TikTok que viralizou em Espanha, continuou sem revelar a identidade do ex-companheiro a que se refere. "Y aun así me quedé", em português "e mesmo assim, fiquei", é o nome da corrente de videos publicados, onde várias mulheres têm relatado casos de maus tratos em relacionamentos "tóxicos". Ana Peleteiro conta o seu com detalhes: "Acordava de noite a ter relações sexuais sem consentimento. E mesmo assim fiquei. Mudou absolutamente tudo em mim, a minha forma de vestir, o cabelo, a forma de ser com a minha família, distanciar-me de muita gente. E mesmo assim fiquei. Dizia-me que a nossa relação se iria deteriorar se não tivéssemos relações sexuais sempre que ele quisesse e que, no final de contas, quem não comia em casa acabava por comer fora. E se me tivesse sido infiel, não me surpreendia nada. E mesmo assim, fiquei".

O relato termina sem referência à identidade do ex-companheiro, mas com a indicação da campeã espanhola de que "não é muito difícil saber quem é". Peleteiro é casada com o também atleta Benjamin Compaoré.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate