Os alunos portugueses do 8º ano tiveram uma quebra de 25 pontos na última edição do maior estudo internacional que, de três em três anos, avalia os conhecimentos curriculares a Matemática neste nível de escolaridade e também no 4º ano. Numa escala definida entre 0 e 1000, o valor pode parecer pequeno. Mas não só não é — é como se os estudantes tivessem perdido um ano de aprendizagens face ao desempenho dos colegas que fizeram o teste em 2019 — como não tem paralelo entre os países europeus que participaram na última edição do “Trends in International Mathematics and Sciende Study” (TIMSS) e cujos resultados foram divulgados esta semana. A prestação é descrita pelo ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática Filipe Oliveira como “catastrófica”. No caso dos alunos que estão no 4º ano, a quebra foi mais reduzida, de 8 pontos, mas reforçou uma tendência de decréscimo que já se sentira na edição de 2019 do TIMSS. De então para cá, a descida acumulada foi também de 24 pontos.
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