Exclusivo

Sociedade

Jovens consomem mais álcool e tabaco no Alentejo, mas uso de drogas é mais expressivo nos Açores

Jovens consomem mais álcool e tabaco no Alentejo, mas uso de drogas é mais expressivo nos Açores
The Good Brigade

Alentejo tem-se evidenciado, nos últimos anos, por ser a região com “maior consumo de álcool e de tabaco entre os jovens de 18 anos”. No entanto, no caso do uso de substâncias ilícitas o destaque vai para os Açores


Cátia Barros

Jornalista

O Alentejo é a região de Portugal onde os jovens de 18 anos mais consomem álcool, revelam os dados do relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos – Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional 2023 por regiões” divulgado esta terça-feira pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD). “Nos últimos anos, o Alentejo tem-se destacado por um maior consumo de álcool e de tabaco entre os jovens de 18 anos”, lê-se.

A nível nacional regista-se, face ao estudo anterior, uma “tendência de descida” quanto à ingestão de bebidas alcoólicas e aos comportamentos de risco acrescido associados ao álcool". No entanto, o Alentejo continua a sobressair "pelas prevalências mais elevadas do país” e, segundo o relatório, “claramente acima das restantes regiões”.

“Uma grande maioria” dos jovens de 18 anos consumiram uma ou mais bebidas alcoólicas nos 12 meses anteriores ao inquérito. “As prevalências de consumo recente são mais elevadas no Alentejo (87%) e menos nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores (ambas com 72%)”. Trata-se de uma diferença de 15 pontos percentuais entre a região com o maior e o menor consumo.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate