Exclusivo

Sociedade

Aplicação Navegante regressa à normalidade, TML estuda eventual falha interna e garante que “não houve comprometimento de dados pessoais”

Aplicação Navegante regressa à normalidade, TML estuda eventual falha interna e garante que “não houve comprometimento de dados pessoais”
MIGUEL A. LOPES/LUSA

O dia de 1 de outubro tinha tudo para ser uma prova de fogo. A app do Navegante foi lançada em maio e, em junho, passou a permitir o carregamento de passes de forma mais expedita que nas máquinas automáticas, multibancos ou bilheteiras, para quem já se tinha identificado e munido previamente de cartões Navegante tradicionais. Algo correu mal

Depois de arrancar o mês de outubro sem permitir o carregamento de passes, a app Navegante passou a concentrar todas as atenções dos informáticos da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Tudo começou, na segunda-feira, com o bloqueio da app e um alerta sobre um ciberataque de grandes proporções. Na terça-feira, seguiu-se um pequeno caos com milhares de estudantes que não conseguiam recarregar passes gratuitos ou inserir comprovativos de matrículas em formato digital e que tiveram de se deslocar aos espaços de atendimento presencial, enquanto outros utilizadores que não são estudantes puderam recorrer a bilheteiras e máquinas automáticas, PayShop ou apps específicas dos operadores de transporte.

Na quarta-feira, por volta da hora do almoço, a app voltou à normalidade – mas ainda estão por apurar as reais causas do congestionamento.


Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: senecahugo@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate