Sociedade

Ministério da Educação volta a prolongar prazo para matrículas

Ministério da Educação volta a prolongar prazo para matrículas
Canva

Constrangimentos no acesso ao portal de matrículas afetam sobretudo as inscrições dos alunos no ensino artístico especializado. Prazo terminará agora na próxima segunda-feira

Ministério da Educação volta a prolongar prazo para matrículas

Isabel Leiria

Jornalista

Depois de um primeiro adiamento do fim do prazo para a realização das matrículas no 6º ao 9º ano e no 11º, devido a muitas dificuldades no acesso ao portal que permite as inscrições nas escolas públicas, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação foi obrigado a voltar a prolongar o prazo.

Desta vez, são as matrículas do ensino artístico especializado que estão a causar as maiores dificuldades e o prazo, em vez de terminar esta sexta-feira, vai ser prolongado até 8 de julho, ou seja, até à próxima segunda-feira. Este prolongamento aplica-se também aos alunos do 6º ao 9º e ainda do 11º que poderão ainda não ter conseguido fazer a sua inscrição.

Em resposta enviada ao Expresso, o Ministério explica que os problemas que estão a ser sentidos devem-se a “falhas de comunicação por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação (que gere o portal de matrículas) na instrução às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do ensino artístico especializado”. E que as últimas falhas são “alheias às empresas OutSystems e Babel, que têm vindo a colaborar com o IGeFE”.

O Ministério indica ainda que já foram registadas até ao meio da tarde desta quinta-feira 87 mil matrículas ou renovações de matrículas, incluindo 2300 do ensino artístico.

Este fim de semana e até 10 de julho decorrem as matrículas do 2º ao 5º anos do ensino básico. No dia 15 de julho inicia-se o prazo para quem vai para o 10º e 12º anos, terminando a 20 deste mês.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate