Sociedade

Número de alunos inscritos nos exames do secundário volta a subir

Em Portugal, os exames nacionais realizam-se no final do 9º ano e no secundário
Em Portugal, os exames nacionais realizam-se no final do 9º ano e no secundário
Marcos Borga

Total de inscritos ultrapassa os 156 mil estudantes. Alterações nas regras de conclusão do ensino secundário e acesso ao ensino superior já afetam os alunos que estão no 11º ano

Número de alunos inscritos nos exames do secundário volta a subir

Isabel Leiria

Jornalista

A decisiva época dos exames nacionais do ensino secundário, determinantes para o concurso nacional de acesso ao superior, arranca no final da próxima semana (sexta-feira, 14 de junho) com um total de 156.667 estudantes inscritos. O número é superior ao do ano passado (mais sete mil), sendo que em 2023 já tinha subido face ao anterior.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação, estes quase 157 mil alunos vão realizar 288 mil exames nacionais. Português do 12º ano marca o início da 1ª fase dos exames e é também a prova com mais inscrições, logo seguida por Biologia e Geologia, Física e Química A e Matemática A.

Parte do aumento poderá ser explicado pelas alterações nas regras de conclusão do secundário e acesso ao superior aprovadas pelo anterior Governo e que entram em vigor, de forma faseada, a partir deste ano letivo.

Os alunos que estão no 12º ano continuam a seguir o modelo posto excecionalmente em prática durante aos anos da pandemia, ou seja, fazem apenas os exames que são pedidos pelas instituições de ensino/cursos aos quais se querem candidatar, com um peso entre 35% e 50% da média de candidatura. Os exames não contam para a conclusão de qualquer disciplina.

os colegas que estão no 11º ano são parcialmente abrangidos pelas alterações e, além do exame obrigatório a Português que vão ter de fazer no final do 12º, terão ainda de escolher duas outras provas nacionais a duas disciplinas do seu currículo e em função do seu percurso formativo do secundário. E essas provas vão depois entrar nas contas para o cálculo das notas finais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate