Depois da tempestade Aline, a depressão Bernard chega a Portugal continental este domingo, com a Proteção Civil a elevar o estado de alerta especial do sistema integrado de operações de proteção e socorro para laranja em oito subregiões do país, sobretudo no centro e sul. O alerta vai vigorar durante todo o domingo, desde a meia noite de hoje até às 23h59 de domingo, prevendo-se melhoria para segunda-feira.
Depois de um briefing com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e com a Agência portuguesa do Ambiente, o comandante André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, deu conta aos jornalistas de que haverá novo “episódio de tempo severo” previsto para este domingo.
O IPMA emitiu alerta laranja para precipitação a sul do Tejo, com previsão de ventos a atingir rajadas máximas de 100 km/h no Algarve, e alerta amarelo para a região entre o Douro e o Tejo. “É expectável que aconteçam fenómenos exremos de vento a sul do Tejo, sobretudo no Baixo Alentejo e no Algarve”, disse o comandante da Proteção Civil aos jornalistas esta tarde.
De acordo com o mesmo comandante, as oito subregiões que serão mais afetadas são: a Lezíria do Tejo, a Grande Lisboa, a Península de Setúbal, o Alto Alentejo, o Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e o Algarve.
Perante o agravamento do estado do tempo, o comandante André Fernandes avisa mesmo para a possibilidade de ocorrência de inundações em meio urbano, tanto na Grande Lisboa como na Península de Setúbal e nas zonas mais urbanas do Algarve. E recomenda a que os cidadãos adoptem medidas básicas de proteção.
“Durante o dia de amanhã, recomendam-se precauções na condução, que deverá ser mais preventiva e defensiva”, disse, sublinhando que não se devem fazer deslocações de carro que não sejam necessárias.
A pior fase está prevista para a tarde de domingo, prevendo-se que haja uma melhoria do estado do tempo na segunda-feira.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt