Duas petições que se opõem contra o traçado da Linha Vermelha do Metropolitano e a instalação da estação de Campo de Ourique no Jardim da Parada foram aprovadas, esta terça-feira, na Reunião da Assembleia Municipal de Lisboa. De acordo com um comunicado enviado ao Expresso pelo movimento “Salvar o Jardim da Parada”, “todas as forças políticas da Assembleia Municipal aprovaram o relatório que dá razão às principais preocupações e solicitações de dois grupos de peticionários”.
O relatório aprovado foi produzido pela 8ª Comissão Permanente – Mobilidade, Transportes e Segurança e diz que as “presentes petições são demonstração da necessidade de uma comunicação, estudo, e ponderação eficazes, tendo em conta a importância económica, social, urbanística, e estratégica desta decisão para a cidade de Lisboa, e a óbvia necessidade de serem consideradas as consequências destas alterações na vida das pessoas”.
As duas petições — Petição 18/2022 - “Metropolitano em Campo de Ourique Sim, Estação no Jardim da Parada Não” e Petição 19/2022 - “Obras do Metro em Campo de Ourique" — referem “que o Jardim da Parada é o coração do bairro e o único espaço verde de Campo de Ourique”. Para Susana Morais, do movimento “Salvar o Jardim da Parada”, “esta deliberação da Assembleia Municipal é mais um sinal de que as nossas preocupações e pretensões estão no caminho certo.”.
A Petição 18/2022 - “Metropolitano em Campo de Ourique Sim, Estação no Jardim da Parada Não" conta com mais de 8500 signatários. Já a Petição 19/2022 - “Obras do Metro em Campo de Ourique” agrega cerca de 1400 assinaturas. Ambas contestam a instalação da estação de metropolitano no Jardim da Parada.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt