Sociedade

Tempestade de granizo pinta Serra da Estrela de branco: “faz lembrar um final de tarde de inverno”

Tempestade de granizo pinta Serra da Estrela de branco: “faz lembrar um final de tarde de inverno”
MeteoEstrela

Proteção civil já tinha alertado para a “mudança gradual das condições meteorológicas”

Uma tempestade deixou este sábado o ponto mais alto de Portugal continental coberto de branco. Segundo o site MeteoEstrela, a queda de granizo na Serra da Estrela começou por volta das 14h e afetou também a Covilhã e Valpaços.

“A Torre pintou-se de branco devido a queda de granizo!!!”, lê-se numa das publicações da MeteoEstrela no Facebook. “Faz lembrar um final de tarde de Inverno!”

Segundo o Porto Canal, o mau tempo provocou mesmo inundações em Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Valpaços.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram ruas inundadas por correntes de água castanha.

Antecipando esta tempestade, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este sábado um alerta para “precipitação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes”, assim como para a ocorrência de trovoadas.

Os distritos de Guarda, Bragança e Castelo Branco estão sob alerta laranja.

Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela ANEPC, é “expectável a partir da tarde de hoje, 2 de setembro, uma mudança gradual das condições meteorológicas, do Interior Este para o Litoral, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo, trovoada e rajadas convectivas, em especial nos dias 2 e 3”.

A ANEPC acrescenta que podem ocorrer “episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios à ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

Alerta-se ainda para a possibilidade de “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".

[artigo atualizado às 18h58 com imagens das cheias]

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate