A circulação foi reaberta na A5, entre os nós de Alvide e de Cascais, nos dois sentidos, anunciou a Brisa Autoestradas, depois de o troço ter estado cortado na tarde desta terça-feira, devido ao incêndio que deflagrou em Alcabideche, no concelho de Cascais.
O incêndio foi dado como dominado pelas 4h00, altura em que estavam no local 591 operacionais, apoiados por 182 viaturas, de acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O incêndio florestal deflagrou perto das 17h00 em Alcabideche, no distrito de Lisboa.
Nove bombeiros sofreram ferimentos leves nos combates às chamas, maioritariamente todos por "situações de exaustão", e quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos", acrescentou á Lusa o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, num ponto da situação realizado pelas 23h45 de terça-feira.
O incêndio florestal levou à retirada de perto de 90 pessoas "por precaução", incluindo dois grupos de escuteiros portugueses e espanhóis, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD).
Hugo Santos detalhou que foram retirados moradores das localidades do Zambujeiro, Cabreiro ou Murches.
Foram ainda retirados cerca de 800 animais provenientes do canil municipal e da Associação São Francisco de Assis, que foram transferidos para outro pavilhão municipal, explicou Carlos Carreiras.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt