Sociedade

“Isto é uma democracia, as elites não deviam dirigir nada: o cargo público não muda quem sou, vou andar de transportes e trazer marmita”

17 janeiro 2023 14:28

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Jornalista

Bastonária da Ordem dos Advogados

nuno fox

Fernanda de Almeida Pinheiro é a nova bastonária dos advogados e garante que nunca houve alguém como ela: é de esquerda, formou-se numa universidade privada e em pós-laboral, pretende acabar com as ilegalidades nas grandes sociedades de advogados e admite ir até aos tribunais europeus para garantir aos seus colegas o acesso à Segurança Social. E sim: vai ganhar mais como bastonária do que ganhava como advogada

17 janeiro 2023 14:28

Rui Gustavo

Rui Gustavo

Jornalista

Fernanda de Almeida Pinheiro surge nas escadarias atapetadas do velho edifício da Ordem dos Advogados sem o lenço colorido que se tornou a sua imagem de marca durante a campanha que a levaria à vitória nas eleições para bastonária. “Esqueci-me”, diz sem se rir. É que “lamentavelmente” o elegante adereço foi usado como uma arma pelos críticos e adversários. “É inconcebível que se chame a atenção da indumentária de uma mulher candidata a um cargo de direção quando ninguém falou da gravata ou do fato que os meus adversários usaram”. Mesmo que seja para dizer que os lenços são bonitos? “São comentários sexistas porque só acontece com as mulheres. O que é que isso interessa? Alguém pergunta a um homem onde é que se veste ou onde arranja o cabelo? É machismo puro. Nós vivemos numa sociedade patriarcal e o tema do lenço foi trazido à colação por machismo.”