Exclusivo

Sociedade

Hoje recomeçaram as aulas e também os protestos: quantas greves estão marcadas? E marchas? E o que reivindicam os professores?

Hoje recomeçaram as aulas e também os protestos: quantas greves estão marcadas? E marchas? E o que reivindicam os professores?
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Sindicatos multiplicam protestos em janeiro e fevereiro. Reuniões com Ministério da Educação sobre a revisão do sistema de recrutamento continuam, mas os motivos do descontentamento vão muito além do que está em cima da mesa das negociações

Em que dias vai haver greve dos professores?
O STOP (Sindicato de Todos os Profissionais de Educação) tem apresentado pré-avisos de greve sucessivos desde o dia 9 de dezembro e mantêm este ano a paralisação por “tempo indeterminado”. Na prática, isto significa que a cada dia qualquer professor ou funcionário da escola pode fazer greve, impossibilitando antecipar o seu impacto. Até agora não foram divulgados dados oficiais sobre a adesão a este protesto durante o mês de dezembro. Sabe-se apenas que houve perturbações em várias escolas e em vários dias, motivadas pela greve de um número indeterminado de profissionais. A partir desta terça-feira e pelo menos até dia 13, o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) tem também agendada uma greve que permite a cada professor faltar ao primeiro tempo do seu horário de trabalho.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas