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Onde está a OLI? E por onde vai andar a máquina que vai furar Lisboa e “mitigar os efeitos das inundações em 70% a 80%”?

OLI tem 130 metros de comprimento e está dividida em pedaços. Será montada e levada para o primeiro ponto de perfuração no início de 2023
OLI tem 130 metros de comprimento e está dividida em pedaços. Será montada e levada para o primeiro ponto de perfuração no início de 2023
NUNO CORREIA/CML

Tuneladora com que vão ser feitos dois grandes túneis em Lisboa começa perfuração em março. Tem mais de 100 metros e veio da China. Túneis são a principal obra do plano de drenagem, mas não a única

Está por agora parada, desmontada e embrulhada no Porto de Lisboa. E vai no início do próximo ano começar a perfurar a cidade. A tuneladora H2OLisboa (OLI) foi fabricada no nordeste da China, tem mais de 100 metros de comprimento, é a maior alguma vez usada em Portugal, e é também a peça-chave das obras principais do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), pelo qual a cidade espera há 20 anos.

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