Exclusivo

Sociedade

O contexto em que uma criança nasce determina o seu sucesso? Sim, e Wendy Kopp teve uma ideia para resolver este “problema complexo”

O contexto em que uma criança nasce determina o seu sucesso? Sim, e Wendy Kopp teve uma ideia para resolver este “problema complexo”
José Fernandes

Presente em 60 países, incluindo em Portugal desde há três anos, a Teach for All é uma rede de organizações que, em cada país, recruta jovens licenciados para trabalhar em escolas em meios mais desfavorecidos e tentar fazer com que as condições em que as crianças e jovens nascem não pesem tanto no seu percurso educativo e de futuro. A fundadora e diretora da Teach for All esteve na semana passada em Portugal, num encontro com as organizações europeias que integram a rede

O contexto em que uma criança nasce determina o seu sucesso? Sim, e Wendy Kopp teve uma ideia para resolver este “problema complexo”

Isabel Leiria

Jornalista

Tudo começou há 33 anos, quando Wendy Kopp, acabada de sair da Universidade de Princeton, nos EUA, decidiu criar a Teach for America, uma organização que pretendia fazer a diferença junto de quem mais precisava – os alunos de comunidades mais desfavorecidas nos Estados Unidos - e com o maior impacto possível. No imediato, melhorando as condições de estudo de milhares de crianças com quem os jovens recrutados por dois anos iam trabalhar; mas também a longo prazo, formando milhares de pessoas que, idealmente, passariam a dedicar a sua vida profissional a projetos com impacto social e de combate às desigualdades.

A Teach for America cresceu, tornou-se conhecida pelo mundo e acabou por motivar o aparecimento de outras organizações semelhantes em diferentes países, incluindo Portugal. Em 1997, Wendy Kopp acabou por criar a Teach for All, que todo os anos tem chegado a mais partes do mundo.

Como é que surgiu a ideia de criar a Teach for America?

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate