Exclusivo

Sociedade

Temos problemas de água com Espanha? “Só aqueles que gostamos de inventar na nossa cabeça”

Temos problemas de água com Espanha? “Só aqueles que gostamos de inventar na nossa cabeça”
NUNO BOTELHO

As palavras são do homem por trás da Convenção de Albufeira. Espanha fechou a torneira no Douro na quarta-feira passada, mas Pedro Cunha Serra diz que “é um acordo que peca por chegar tarde”, culpa a “casmurrice política” e diz que os espanhóis têm feito um “esforço hercúleo” para cumprir o regime de caudais estabelecido entre os dois países em 1999. “Não temos razão nenhuma para temer uma guerra da água. Seria um erro crasso enveredar por esse caminho”

Depois de um verão de seca e escassez de recursos hídricos, o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico espanhol deu ordem para que se interrompesse a transferência de água para Portugal na bacia do Douro. Aquilo que inicialmente pareceu ter sido uma decisão unilateral abrupta fazia na verdade parte de um acordo entre os dois países para reduzir na semana passada as descargas de água de barragens espanholas. Teria sido impossível para os espanhóis cumprirem os caudais mínimos acordados na Convenção de Albufeira. Antes disso, já o secretário-geral do Conselho Nacional da Água tinha alertado que essa convenção “não é uma garantia” no combate à seca em Portugal.

A Convenção de Albufeira é o tratado assinado em julho de 1999 naquela cidade algarvia, onde está escrito quanta água o país vizinho tem de deixar correr para cá nas bacias internacionais: Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana. Foi a convenção que tornou possível o Alqueva, o regadio na bacia do Sado e os transvases no lado espanhol do Tejo para os rios Júcar e Segura. O documento foi escrito por um jurista, Paulo Canelas de Castro, limado por um diplomata, José Carlos da Cruz Almeida, e pensado por um engenheiro, Pedro Cunha Serra, ex-líder do Grupo Águas de Portugal, nomeado em 2018 para o Comité da Convenção da Água da ONU e ainda hoje membro da delegação portuguesa da Convenção de Albufeira. Em entrevista ao Expresso, diz que problemas de água com os espanhóis “só temos aqueles que inventamos na nossa cabeça” e fala num “esforço hercúleo” do lado deles para cumprir o regime de caudais.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rtpereira@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas