Exclusivo

Sociedade

MAI no parlamento: “SIRESP não teve falhas nos dois grandes incêndios do verão, apenas constrangimentos”

Centro de Supervisão da Rede SIRESP
Centro de Supervisão da Rede SIRESP
João Relvas/Lusa

Oposição contestou José Luís Carneiro, referindo-se a várias declarações de responsáveis dos bombeiros durante a época de incêndios, que apontaram para a existência de falhas da rede de emergência, nomeadamente na Serra da Estrela. Ministro garantiu que apenas houve tempos de espera de “3 a 4 segundos”. E que o SIRESP garantiu as comunicações no país na altura do ciberataque à Vodafone em fevereiro. Na audição, o ministro discutiu também a criminalidade juvenil

MAI no parlamento: “SIRESP não teve falhas nos dois grandes incêndios do verão, apenas constrangimentos”

Hugo Franco

Jornalista

Um dos dossiers sensíveis abordados pelo ministro da Administração Interna José Luís Carneiro, na audição desta terça-feira no parlamento, foi o da criminalidade juvenil violenta. “Estamos a perceber as causas dessa criminalidade, principalmente no período pós-pandemia. Não podemos desistir destes jovens.” É um assunto “que caminha sobre gelo muito fino”.

A equipa multidisciplinar composta pelo Ministério da Administração Interna (MAI) para estudar este fenómeno foi composta há três meses. “Apresentará medidas intercalares, que possam ser tomadas de imediato, e conclusões finais”, frisou. “Queremos reunir com autarcas de Lisboa e do Porto, autarcas e outras entidades para debater o assunto”, adiantou.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate