Sociedade

Serviços encerrados, reabertos ou com "novas limitações". Como estão as urgências este fim de semana?

Serviços encerrados, reabertos ou com "novas limitações". Como estão as urgências este fim de semana?
Lynsey Addario/Getty Images

As urgências de vários hospitais do país voltaram a registar constrangimentos este fim de semana. As razões são as habituais, como a falta de profissionais de saúde e dificuldades em assegurar as escalas

A falta de profissionais de saúde e a dificuldade em assegurar escalas voltaram a causar constrangimentos nas urgências de vários hospitais do país durante este fim de semana.

Urgência de ginecologia de Braga voltou a encerrar este domingo

Depois de vários encerramentos temporários, a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga voltou a encerrar às 8h00 deste domingo e assim permanecerá até às 8h00 de segunda-feira

A informação encontra-se disponível no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e foi confirmada pela administração do hospital à Lusa. O encerramento, que é o nono no último mês e meio, deve-se à impossibilidade de completar as escalas de médicos.

Nos vários comunicados que tem emitido, a administração do hospital garante que está a fazer "todos os esforços" para continuar a assegurar a prestação de cuidados de saúde. Em caso de urgência, os utentes devem contactar a linha do SNS24 (808 24 24 24) e dirigir-se a outros hospitais da região que assegurem este serviço, como Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo.

Bloco de partos em Portimão mantém-se encerrado até segunda-feira

Também o bloco de partos do Hospital de Portimão estará encerrado até às 9h00 de segunda-feira. O encerramento deve-se à "carência de médicos pediatras para assegurar as escalas de urgência, nomeadamente no bloco de partos e urgência pediátrica", explicou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a que pertence a unidade de saúde em Portimão.

Em comunicado enviado à Lusa, adiantou que "está a ser reorganizada uma resposta assistencial coordenada" entre a unidade de Portimão e a de Faro, para garantir "a segurança dos serviços prestados a nível regional".

O bloco de partos do hospital não recebe utentes desde as 9h00 da passada quinta-feira, estando as grávidas com mais de 22 semanas de gestação a ser encaminhadas para o Hospital de Faro.

Urgência de Ortopedia em Santarém com novas "limitações"

A urgência de Ortopedia do Hospital de Santarém está a funcionar sem constrangimentos, depois de ter estado sem receber utentes encaminhados pelo INEM durante cerca de 48 horas. No entanto, o serviço vai voltar a "apresentar limitações" ainda este domingo, a partir das 20h30. Estes constrangimentos vão manter-se até às 20h30 de segunda-feira.

A urgência esteve sem receber doentes encaminhados pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) entre as 8h30 de sexta-feira e as 8h30 deste domingo, segundo uma nota enviada à Lusa.

Serviço normalizado em Abrantes

Em Abrantes, a urgência de ginecologia e obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), esteve sem atender utentes - tanto as grávidas que se
deslocaram pelos seus próprios meios ao hospital, como as que, noutras circunstâncias, seriam transportadas por ambulância - entre as 9h00 de sábado e as 9h00 deste domingo. O serviço já se encontra, contudo, a funcionar normalmente.

Durante o período em que a urgência da unidade em Abrantes esteve encerrada, as grávidas e outros utentes foram transferidos para outras unidades da região.

Urgência de ginecologia em Beja reabriu hoje

Também a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Beja esteve encerrada durante uma parte deste fim de semana. O serviço reabriu este domingo às 8h00, segundo a informação que está disponível no Portal do SNS.

A falta de médicos obrigou ao encerramento da urgência na sexta-feira, às 18h00.

São Francisco Xavier (Lisboa) e Montijo com "funcionamento condicionado"

Em Aveiro, a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Infante D. Pedro, assim como o blocos de partos desta unidade de saúde, estiveram encerrados entre as 20h30 de passada sexta-feira e as 8h30 de sábado, segundo o portal do SNS.

O mesmo aconteceu no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, cujo bloco de partos esteve encerrado desde 9h00 de sábado até às 21h00 do mesmo dia. Também o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e o Hospital São Bernardo, em Setúbal, têm apresentado períodos de "funcionamento condicionado", noticiou a SIC Notícias.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas