Berardo avança com ação em tribunal contra bancos e pede 900 milhões de indemnização
Ação contra o BCP, a CGD, o BES e o Novo Banco já deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa
O comendador Joe Berardo exigiu uma indemnização de 900 milhões de euros numa ação em tribunal contra quatro bancos. Segundo o “Diário de Notícias”, 800 milhões de euros destinam-se a compensar a Fundação José Berardo e os outros 100 milhões de euros são exigidos por danos morais.
A ação contra o BCP, a CGD, o BES e o Novo Banco já deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. Berardo acusa estes bancos de terem lesado a Fundação e a Metalgest por não terem dado informação sobre o risco real das instituições ao comprarem ações com recurso a crédito. No processo que deu entrada no Tribunal, o comendador diz ter sido enganado pelos bancos “acerca das circunstâncias relativas à situação interna dos bancos e do sistema financeiro português”.
Para além da acusação de danos morais, o comendador alega ter sido vítima de "uma verdadeira subversão da realidade, manipulada pelos bancos, ao serviço da sua desresponsabilização e em conluio com o Estado, ao serviço da ilegítima pretensão de apropriação da Coleção Berardo".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt