Sociedade

Um dos homens mais procurados do Reino Unido detido em Lisboa

Um dos homens mais procurados do Reino Unido detido em Lisboa
National Crime Agency/PA

Alex Male foi detido no aeroporto este fim de semana. É suspeito de tráfico de droga, lavagem de dinheiro e conspiração para adquirir uma arma de fogo

Um dos homens mais procurados do Reino Unido foi detido este sábado no aeroporto de Lisboa.

Alex Male, de 29 anos, foi intercetado pelos inspetores do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) após desembarcar de um voo proveniente de Istambul, Turquia, onde segundo o The Guardian lhe foi negada a entrada.

O britânico é suspeito de crimes de tráfico de droga, nomeadamente cocaína ketamina, no sudoeste de Inglaterra. Está também indiciado pelos crimes de branqueamento de capitais e conspiração para adquirir uma arma de fogo.

Alex Male foi adicionado à lista dos mais procurados no Reino Unido em janeiro. Tinha também um mandado de detenção internacional da Interpol emitido em seu nome.

No aeroporto de Lisboa apresentou-se com um documento de identificação emitido pelo Reino Unido que se revelou falso. O SEF recolheu dados biométricos que permitiram a sua identificação.

O britânico foi detido em julho de 2020 durante a Operação Venetic, que resultou também no encerramento o EncroChat. Este sistema de comunicações encriptadas era usado por grandes organizações de todo o mundo para planear e cometer crimes. Alex Male é suspeito de liderar um cartel que recorria ao EncroChat para comunicar entre si.

Estava em fuga desde dezembro de 2020, depois de não ter cumprido as medidas de coação que o obrigavam a permanecer em solo inglês. As autoridades britânicas pensavam que estaria em Espanha, na região de Marbella.

Alex Male está detido em Lisboa e aguarda extradição.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas