11 fevereiro 2022 14:10
D.R.
Piratas informáticos terão conseguido obter login e password de um funcionário da Vodafone, diz a RTP. Fonte judicial confirma ao Expresso esta informação
11 fevereiro 2022 14:10
A Polícia Judiciária e o SIS já terão recolhidos indícios concretos sobre como os hackers invadiram a rede da Vodafone, na última segunda-feira à noite. De acordo com uma informação avançada pela RTP e que o Expresso confirmou, os piratas informáticos terão conseguido obter o login e a password de um funcionário da Vodafone Portugal.
De acordo com a estação pública, “os piratas informáticos conseguiram clonar o cartão de telemóvel desse funcionário para aceder à dupla autenticação”, informação corroborada ao nosso jornal com uma fonte próxima do processo.
Questionado sobre estes desenvolvimentos, um porta-voz da Vodafone respondeu o seguinte: “O ciberataque está a ser investigado pelas autoridades competentes, com total colaboração da Vodafone, pelo que a Operadora não fará comentários adicionais.”
O hacker russo
O Expresso noticiou na sua edição de sexta-feira que, a 24 de janeiro, no fórum online russo Exploit.in – de acesso pago, e onde piratas informáticos transacionam dados e informações quase sempre ilegais- um hacker anunciou estar à procura de compradores para o acesso ilegal ao sistema informático de uma companhia de telecomunicações portuguesa com receitas entre os 1 a 4 mil milhões de dólares. “Vou ouvir as vossas propostas de preços”, escreveu, propondo como ponto de partida 2500 dólares (cerca de 2100 euros).
Aquela licitação foi detetada pela Mandiant, uma empresa norte-americana de cyber intelligence que monitoriza estes fóruns fechados, bem como transações e ameaças na darkweb. Fonte judicial confirmou ao Expresso que esta pista estava a ser investigada.