Sociedade

Praia de Santo Amaro vai ligar-se ao Jardim de Oeiras: parte da marginal Lisboa-Cascais será feita em túnel

Zona da intervenção, junto à Praia de Santo Amaro, em Oeiras
Zona da intervenção, junto à Praia de Santo Amaro, em Oeiras
Google Maps

Concurso será aberto este ano. Empreitada deverá arrancar em 2024 e tem o investimento previsível de 10 milhões de euros por parte da autarquia

A Câmara de Oeiras pretende desenvolver a Marginal junto à praia de Santo Amaro de Oeiras, através da transformação, segundo o “Diário de Notícias”, do troço da marginal Lisboa-Cascais (N6) num túnel. A vereadora Joana Batista adianta que o concurso deverá ser aberto este ano e a sua construção deverá custar 10 milhões de euros.

“O investimento previsível de 10 milhões de euros caberá inteiramente ao município, ainda que a Marginal seja da competência da Infraestruturas de Portugal”, diz Joana Batista, responsável pelo pelouro das Obras Públicas da Câmara de Oeiras. A vereadora adianta que “o início da obra está previsto para 2024”.

Aquando da realização das obras, a ligação alternativa aquele troço será “a ligação sul da linha férrea, entre Santo Amaro e Paço de Arcos”. A escolha do túnel deve-se “sobretudo por permitir uma franca acessibilidade à orla marítima sem quaisquer barreiras na ligação do jardim à praia”. A vereadora salienta que a solução “minimiza o impacto visual e sonoro”, sendo, ainda, “ligeiramente mais económica do ponto de vista financeiro”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate