Os utentes vão ficar a conhecer, através de uma lista, quais os centros de saúde com vagas para médicos de família. De acordo com o “Jornal de Notícias”, as listas vão ser divulgadas online até à primeira semana de dezembro. Os utentes vão poder solicitar a inscrição ou a transferência para o centro de saúde que tiver disponibilidade.
“Entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, vamos ter informação disponível online para que o utente possa consultar onde há vagas”, adianta o coordenador nacional da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, João Rodrigues. O coordenador realça que em todo o país há uma grande heterogeneidade de respostas: muitas unidades de saúde familiar atingiram o limite de utentes e e estão a rejeitar novas inscrições, mas o problema não afeta o país por igual.
João Rodrigues diz que há duas deficiências no sistema: a falta de informação e a falta de capacidade de resposta. Esta última apresenta uma solução “mais difícil”, uma vez que resulta da carência de médicos e da dificuldade de os fixar no Serviço Nacional de Saúde.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt