O transporte de compostos químicos como o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2) para a Região Autónoma da Madeira, como consequência da entrada em erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, “não deverá ser significativo” nos próximos dias, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“No que diz respeito à Região Autónoma da Madeira, irá manter-se até quarta-feira vento do quadrante norte, pelo que o transporte de CO2 e SO2 não deverá ser significativo”, lê-se num comunicado divulgado esta segunda-feira. A partir de quarta-feira, contudo, “poderão ocorrer alterações da qualidade do ar”, por estar prevista “a rotação do vento, que passará para o quadrante sul”, avisa o IPMA na mesma nota.
Depois de oito dias de crise sísmica “intensa”, informa o comunicado, “verificou-se a partir de 19 de setembro a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na zona de Las Manchas, “com pelo menos sete fontes de lava”. Pelo menos cinco mil pessoas foram já retiradas da zona próxima da erupção do vulcão, diz o IPMA, estando o Instituto Vulcanológico das Canárias e a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha a acompanhar o impacto da erupção.
O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou no domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.
Na zona, próxima de Las Manchas, é visível uma enorme coluna de material vulcânico, divulgou a agência noticiosa Efe.
Hoje, foi avançado que dezenas de casas foram destruídas pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar na ilha de La Palma das Canárias (Espanha), mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 5000 pessoas.
O gestor da navegação em Espanha, Enaire, emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que sejam suspensos os voos para a ilha de La Palma, devido à erupção do vulcão, informaram fontes de Aena à Efe.
O primeiro-ministro português enviou no domingo à noite uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja nas Canárias e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt