Ministro do Ensino Superior quer mais três cursos de Medicina em funcionamento até 2023
Aveiro, Vila Real e na Universidade de Évora podem vir a ser parte do “alargamento e da modernização do ensino da Medicina"
Aveiro, Vila Real e na Universidade de Évora podem vir a ser parte do “alargamento e da modernização do ensino da Medicina"
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor tem como objetivo, até 2023, “o alargamento do ensino e da modernização do ensino da Medicina''. Em entrevista ao “Diário de Notícias”, fala sobre o legado que pretende deixar: mais três novas novas escolas de ensino da Medicina. a receber alunos no espaço de dois anos, nomeadamente em Aveiro, Vila Real e na Universidade de Évora.
“Acabou de ser formado o centro académico clínico em Aveiro e agora estão em preparação o futuro centro académico clínico de Évora e o centro académico clínico de Vila Real, ligado à UTAD”, precisou.
Quanto àquilo que já se fez, o ministro realça que, nos últimos anos, conseguiu-se que “a despesa total em investigação aumentasse sensivelmente 40%”. “No ano passado, em 2020, conseguimos atrair 1,9% do orçamento europeu, inédito na história em Portugal. Portugal contribui com 1,2%, demorou 25 anos a atingir o break-even, em 2011-12, e agora consegue atrair mais fundos do que contribui. Nos próximos dois anos devemos atrair anualmente 2% do financiamento europeu através do programa Horizonte Europa."
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt