Sociedade

Ministro do Ensino Superior quer mais três cursos de Medicina em funcionamento até 2023

Ministro do Ensino Superior quer mais três cursos de Medicina em funcionamento até 2023
Alberto Frias

Aveiro, Vila Real e na Universidade de Évora podem vir a ser parte do “alargamento e da modernização do ensino da Medicina"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor tem como objetivo, até 2023, “o alargamento do ensino e da modernização do ensino da Medicina''. Em entrevista ao “Diário de Notícias”, fala sobre o legado que pretende deixar: mais três novas novas escolas de ensino da Medicina. a receber alunos no espaço de dois anos, nomeadamente em Aveiro, Vila Real e na Universidade de Évora.

“Acabou de ser formado o centro académico clínico em Aveiro e agora estão em preparação o futuro centro académico clínico de Évora e o centro académico clínico de Vila Real, ligado à UTAD”, precisou.

Quanto àquilo que já se fez, o ministro realça que, nos últimos anos, conseguiu-se que “a despesa total em investigação aumentasse sensivelmente 40%”. “No ano passado, em 2020, conseguimos atrair 1,9% do orçamento europeu, inédito na história em Portugal. Portugal contribui com 1,2%, demorou 25 anos a atingir o break-even, em 2011-12, e agora consegue atrair mais fundos do que contribui. Nos próximos dois anos devemos atrair anualmente 2% do financiamento europeu através do programa Horizonte Europa."

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate