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Cartazes e programa na TV com Pedro Simas retirados por “alegações enganosas” que influenciam “de forma abusiva” o consumidor

Pedro Simas, investigador do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa
Pedro Simas, investigador do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa
TIAGO MIRANDA

Em causa estão cartazes e um programa de televisão em que o cientista, com Catarina Furtado, aparece a publicitar lentes antivirais de uma fabricante. Pedro Simas responde que participa em “webinars de várias multinacionais”, sempre “no sentido de informar a comunidade da situação pandémica que vivemos”

A marca fabricante de óculos e dispositivos óticos Carl Zeiss foi obrigada a interromper a veiculação de forma “imediata” e em “todos os suportes publicitários” de anúncios feitos a uma lente antiviral que, alega a marca, “elimina 99,9% dos vírus e bactérias potencialmente nocivos da superfície da lente”.

Em causa estão momentos publicitários com a embaixadora da Zeiss, a apresentadora Catarina Furtado, e Pedro Simas, um dos virologistas de maior destaque no país desde o início da pandemia de covid-19 e número 8 da lista da coligação Novos Tempos (PSD/CDS), como independente, à Câmara Municipal de Lisboa, encabeçada por Carlos Moedas.

A queixa apresentada à Auto Regulação Publicitária (ARP) refere que o cientista “tece comentários e promove recomendações a um dispositivo médico oftalmológico, área totalmente alheia à sua especialidade” e que, independentemente da qualidade da lente, nos anúncios “existe um claro e inequívoco aproveitamento de uma situação pandémica para promover, por associação, os seus dispositivos médicos [da marca]”.

Na deliberação, a que o Expresso teve acesso, a ARP dá razão a parte das queixas, pedindo a retirada das referências em cartazes e anúncios televisivos, “por se considerar que as mesmas não são verdadeiras, e porquanto enganosas”.

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