Cerca de meia centena de manifestantes cortaram esta tarde o trânsito na Rotunda do Relógio, junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em protesto contra a poluição provocada pelos aviões.
Os manifestantes começaram pelas 16:30 o protesto na zona das chegadas do aeroporto, sempre vigiados pela Polícia de Segurança Pública (PSP), e rumaram depois a pé até à Praça do Aeroporto, conhecida como Rotunda do Relógio, onde acabaram por cortar o trânsito.
A PSP retirou à força outros manifestantes que estavam a tentar cortar o trânsito noutras vias de acesso à rotunda do relógio. Alguns organizadores adiantam que a PSP deteve cerca de 26 pessoas, incluindo um menor.
"Mais ferrovias, menos aviões, transição justa, justiça climática" são as palavras de ordem escolhidas pelos organizadores. Os manifestantes seguiram entretanto para a 34ª Esquadra da PSP, nos Olivais, em Lisboa, onde tencionam permanecer em vigília, em solidariedade com os ativistas detidos.
"Ao mesmo tempo que a ciência e critérios de justiça social nos dizem que Portugal precisa de cortar as suas emissões de gases com efeito de estufa em 74% até 2030, o Governo mostra a sua hipocrisia ao prometer reduzir emissões aumentando-as, através da aviação", afirmou Beatriz Rodrigues, porta-voz da ação, num comunicado em que anunciava o protesto.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rtpereira@impresa.pt