Sociedade

Fim das touradas na RTP: diretor de programas diz que não é um “conteúdo estratégico”, ProToiro fala em “censura” e “pressão política”

10 maio 2021 13:47

patricia de melo moreira

Porque decidiu a RTP eliminar da grelha corridas de touros? Como é que essa decisão afeta o sector? Como veem os ativistas esta direção tomada pela direção de programas do canal público? O Expresso ouviu o diretor de programas da RTP, o secretário-geral da ProToiro, o ex-provedor da televisão pública e dois membros de plataformas contra as touradas

10 maio 2021 13:47

A tourada voltou a sacudir o pó do verbo e está novamente em cima da mesa. Desta vez, o debate prende-se com o novo contrato de concessão da RTP e a intenção de o canal público não transmitir qualquer evento daquela natureza. O diretor de programas da RTP diz ao Expresso que as touradas não são um “conteúdo estratégico”, uma decisão que leva o secretário-geral da Federação Portuguesa de Tauromaquia a alegar “pressão política” e “censura política”. O ex-provedor do canal público acredita que a transmissão de touradas, um "espetáculo sanguinolento”, “não tem cabimento num serviço público”. Ativistas celebram mudança de paradigma.