

A Covax é uma iniciativa internacional criada para garantir o acesso à vacina contra a covid-19 de forma equitativa e evitar que se coloquem os países em desenvolvimento em segundo plano. A Covax conta na sua fundação com a Gavi e a Organização Mundial da Saúde, entre outros. A Gavi, por seu lado, foi criada pela Fundação Bill e Melinda Gates, que tem vindo a suprir falhas de vacinação junto das crianças desfavorecidas, dando prioridade às doenças graves. O que é que a AstraZeneca tem que ver com a Covax?
A promessa de uma vacina de baixo custo (pode ir de dois a quatro euros), sem lucro, faz dela um produto interessante para o consórcio. As restantes vacinas no mercado também têm feito acordos com a Covax, mas a AstraZeneca terá, à partida, a vantagem de não requerer uma refrigeração a temperaturas baixas o que facilita o transporte e a manutenção.
O primeiro país a receber vacinas gratuitas distribuídas pela Covax foi o Gana, a 24 de fevereiro, e os lotes vieram da AstraZeneca. Pascal Soriot fez questão em assinalar este momento: “Estes primeiros passos para cumprir a nossa resposta de emergência ampla, equitativa e sem fins lucrativos à pandemia significam que milhões de pessoas, independentemente do nível de rendimento do seu país, serão em breve protegidas contra este vírus mortal. Este é um momento de grande orgulho para nós na AstraZeneca.”
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt