Sociedade

Fibrose quística. Doentes têm esperança média de vida de 40 anos, mas prioridade na vacinação covid só chega aos 50. “Que sentido faz?”

12 março 2021 15:31

angelo carconi/epa

A fibrose quística é uma doença genética sem cura, mas cuja esperança média de vida passou dos 10 para os 40 anos desde 1960. O caso de Constança Bradell trouxe-a para a atualidade, embora as associações que representam os doentes há muito insistam na necessidade de o Infarmed aprovar o medicamento inovador a que a jovem vai ter acesso e cuja grande eficácia tem vindo a ser comprovada. Incluir no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19 todos os doentes com mais de 16 anos é outro dos apelos

12 março 2021 15:31

Cláudia viveu até aos 18 anos sem saber o que era a fibrose quística: “Nunca tinha ouvido falar, não sabia nada sobre a doença.” Receber com essa idade o diagnóstico foi, por isso, uma surpresa para a qual não estava preparada. “Desde criança tinha muita tosse, mas os médicos nunca valorizaram. Limitava-me a tomar os xaropes e remédios habituais para as constipações”, conta.