Sociedade

Sonda da Nasa aterra em Marte

A primeira imagem disponibilizada pelo Perseverance e divulgada pela Nasa
A primeira imagem disponibilizada pelo Perseverance e divulgada pela Nasa
NASA / HANDOUT/ EPA

Eram 20h56 em Portugal continental quando o robô “Perseverance” aterrou em Marte

O robô Perseverance, da missão da NASA, aterrou esta quinta-feira na a superfície de Marte para recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta. Eram 20h56, hora em Portugal continental, quando o Perseverance chegou ao destino. “Touchdown confirmed”, ouve-se no vídeo gravado na sala de operações e divulgado pela NASA (Administração de Aeronáutica e Espaço norte-americana).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da operação recebeu a informação de que o robô tinha aterrado já o aparelho estava há vários minutos no solo.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20h48 de Portugal Continental e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo. A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.

O Perseverance é uma missão não tripulada da NASA e as operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate