Sociedade

CP vai comprar 129 novos comboios

CP vai comprar 129 novos comboios
MÁRIO CRUZ

Notícia do “Público” dá conta do investimento que o Estado irá fazer utilizando os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. Compras deverão ultrapassar os mil milhões de euros

O Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) vai financiar a compra de 129 novos comboios para a CP: 62 suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso, diz esta sexta-feira o “Público”. O valor total da empreitada deverá ascender aos mil milhões de euros.

A intenção do Governo é que as 12 composições de longo curso que vão reforçar a frota dos pendulares da CP possam circular a 250 km/hora ou mais, partindo do princípio que o Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030) será cumprido: ou seja, que seja construída de forma progressiva uma linha de velocidade alta entre Lisboa e Porto. Isso significaria que os 12 futuros comboios poderiam aproveitar a sua velocidade máxima. Atualmente, a CP só tem nove veículos pendulares na frota.

Quanto aos comboios suburbanos, a ideia é substituir as 31 unidades da linha de Cascais, sobrando ainda 32 composições para as restantes linhas suburbanas de Lisboa e do Porto. Já os 55 regionais deverão ser todos elétricos, dado que as Infraestruturas de Portugal têm de concluir a electrificação da rede ferroviária nacional.

O caderno de encargos está a ser concluído. O concurso público pretende associar várias empresas nacionais ao Centro Tecnológico Ferroviário e às oficinas de Guifões, em Matosinhos. Se for lançado em 2021, os comboios poderão só ser entregues passado entre cinco a oito anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate