Exclusivo

Sociedade

As sementes asiáticas enviadas por correio chegaram a Portugal: uma só pessoa já recebeu 20 embalagens

Um exemplo dos pacotes de sementes enviados por correio para Portugal
Um exemplo dos pacotes de sementes enviados por correio para Portugal
Ministério da Agricultura

Não plante, e não deite ao lixo - é o alerta que o Ministério da Agricultura está a fazer para evitar a entrada de pragas, face ao caso das sementes que estão a chegar por correio a Portugal, à semelhança de vários outros países dentro e fora da Europa

Chegam por correio num envelope almofadado, como se fosse uma encomenda postal normal, e sem qualquer informação adicional - sementes originárias de países asiáticos estão a ser enviadas ao domicílio a vários cidadãos em Portugal, e o Ministério da Agricultura está a emitir alertas sucessivos para as pessoas não as plantarem e também não as colocarem no lixo. Devem antes entregá-las em mãos para análise numa das suas direções gerais, e na embalagem original (ou, via postal, remetendo à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, DGAV, Campo Grande, 50, 1700-093 Lisboa).

O envio de sementes por correio por parte de empresas asiáticas começou há alguns meses por atingir os Estados Unidos e estendeu-se a países europeus, como Alemanha, Holanda, Bélgica ou Espanha. Chegou mais recentemente a Portugal, tendo sido os primeiros casos reportados na semana passada.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cantunes@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate