Nos últimos 30 anos foram gastos 1,5 mil milhões de euros na linha ferroviária do Norte, mas mesmo assim o percurso entre Lisboa e Porto de comboio vai passar a demorar duas horas e 58 minutos, exatamente o tempo que demorava em 1977. A comparação é feita pelo “Jornal de Notícias”, a propósito do atraso de oito minutos neste percurso, devido às novas obras junto a Gaia.
Ora, 1,5 mil milhões de euros é justamente quanto custaria fazer uma linha de alta velocidade entre as duas principais cidades do país, lembra o “JN”. Os planos de modernização começaram em 1988, no Governo de Cavaco Silva, numa altura em que 53% da rodovia nunca tinha sido renovada. Nessa altura, estava a ser estudado um eixo Porto-Lisboa “com tempo máximo de ligação de 1h15 a 1h30”, recorda Arménio Matías ao JN, ex-administrador da CP. Vários estudos e previsões depois chegou o Alfa Pendular, em 1999, que começou por fazer Lisboa-Porto em 3h30 horas, sem atingir os 200km/h ambicionados em 1991. Em 2018, o tempo do percurso só foi diminuído para as 2h50, tempo agora prestes a aumentar devido às obras.
A ligação entre Espinho e Gaia vai receber um investimento de 55,3 milhões de euros. Esta renovação implicará a eliminação das passagens de nível rodoviárias e pedonais, e a construção de 17 desnivelamentos. É expectável que a obra fique terminada até finais de 2022, três anos depois do prazo de conclusão definido. E Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, lembra que “as obras deveriam ter começado há muito mais tempo, em 2009”.
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