Aeroporto de Faro já tem as desejadas e-gates

Braço de ferro entre ANA aeroportos e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem um novo episódio. Foram instaladas oito e-gates na zona de chegadas no Aeroporto de Faro
Braço de ferro entre ANA aeroportos e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem um novo episódio. Foram instaladas oito e-gates na zona de chegadas no Aeroporto de Faro
Jornalista
Depois de um longo braço de ferro com a ANA Aeroportos por causa da chegada anormal de passageiros ao Aeroporto de Faro na última semana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vem anunciar um trunfo: oito novas e-gates.
Em comunicado, o SEF anunciou que cerca de mil passageiros utilizaram, nas últimas 24 horas, no Aeroporto de Faro, as oito e-gates de nova geração instaladas, ontem, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na zona das chegadas, e que, "em menos de 20 segundos", fazem a autenticação do documento de viagem através de um sistema de reconhecimento facial que compara, no momento, o rosto do passageiro com a fotografia registada no chip do documento.
"As novas e-gates têm um sistema operativo mais rápido e funcional, que permite processar de forma mais célere a leitura dos passaportes com dados biométricos. O sistema atual (RAPID) realiza este processo em apenas "one step" e todos os procedimentos são realizados numa única paragem do passageiro. Depois de validado o processo de identificação, que inclui uma pesquisa em bases de dados internacionais, o passageiro é autorizado a prosseguir viagem", explica o SEF.
O RAPID, desenvolvido pela empresa portuguesa Vision Box, e utilizado exclusivamente pelo SEF, possibilita um controlo de fronteira automatizado e sempre supervisionado em permanência por inspetores do SEF.
No comunicado, o SEF refere ainda que, nas últimas 48 horas, controlou, no Aeroporto de Faro, mais de 22 mil passageiros e 103 voos, sem qualquer registo de reclamações relativamente a tempos de espera no controlo documental.
"O controlo de fronteira no Aeroporto de Faro continua a funcionar na chamada ‘zona de inverno’, uma zona exígua face ao crescente número de passageiros após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido. Acresce destacar, por último, o reforço de efetivo do SEF, operado esta semana, que assegurou já mais 12 inspetores afetos ao Aeroporto de Faro e que, a partir de 1 de setembro, será reforçado com mais 5 inspetores", conclui o documento.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt