Só Irlanda, Itália, Espanha e Polónia foram mais ‘duros’ contra a covid. Portugal foi o 19º país a tomar medidas, mostram os dados do Centro de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC)
A análise aos dados da resposta dos países europeus à pandemia, recolhidos pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), permite concluir que Portugal surge em quinto lugar na lista dos países que adotaram medidas mais restritivas e sobressai como um dos quatro com mais restrições ainda em vigor, a par de Espanha, Reino Unido e Polónia. Para a classificação portuguesa pesa em particular o facto de as escolas do 1º ciclo nunca terem reaberto.
Os dados, recolhidos a 1 de julho, abrangem os 27 países da União Europeia, Reino Unido e ainda três extra-UE do espaço Schengen (Noruega, Liechtenstein e Islândia). Na análise podem distinguir-se seis grandes áreas de ação — ensino, encerramento do comércio e serviços, políticas de teletrabalho, confinamento, limites ao ajuntamento de pessoas e uso de máscaras no espaço público.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: SMRosa@expresso.impresa.pt