Exclusivo

Sociedade

Covid-19. Jardins de infância reabrem segunda-feira... a meio gás

Covid-19. Jardins de infância reabrem segunda-feira... a meio gás
rui duarte silva

Depois das creches, volta a educação pré-escolar. Centros de ocupação de tempos livres só no final do ano letivo. Eis como vai ser

Covid-19. Jardins de infância reabrem segunda-feira... a meio gás

Isabel Leiria

Jornalista

Mais de 125 mil crianças dos três aos cinco anos podem, a partir de segunda-feira, voltar aos jardins de infância para brincar e rever amigos. Dois meses e meio depois de ter encerrado, o ensino pré-escolar volta a abrir no Dia da Criança, sendo um dos serviços autorizados a voltar a funcionar na terceira e última fase de desconfinamento. Já os centros de atividades de tempos livres (ATL) que não funcionam junto dos estabelecimentos de ensino só vão poder abrir no dia 15 e não já esta segunda-feira, como estava previsto.

Quanto às atividades de apoio à família e de ocupação de tempos livres, como os campos de férias, só começam a funcionar no final do ano letivo, ou seja, depois do dia 26. Este adiamento foi explicado por António Costa com a necessidade de “dar tempo às instituições para se organizarem”.

Outra das decisões que saiu do Conselho de Ministros de sexta-feira com impacto nas famílias com filhos pequenos tem a ver com a continuidade do teletrabalho para este grupo. Ainda assim, os pais com crianças até aos cinco anos ficam agora com a possibilidade de colocarem os filhos nas creches (crianças até os três anos) — que já reabriram a 18 — e nos jardins de infância (dos três aos cinco). A questão que se coloca, tal como aconteceu com as creches, é a de saber se os pais não têm medo de o fazer, optando, os que podem, por manter os mais novos em casa ou nos avós.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ILeiria@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate