Sociedade

Morte no aeroporto de Lisboa. Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre atuação do SEF

Morte no aeroporto de Lisboa. Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre atuação do SEF
JOÃO RELVAS/LUSA

O caso da morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto está a ter grande repercussão na imprensa ucraniana

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa e às suspeitas que recaem sobre três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que se encontram detidos em prisão domiciliária.

O jornal online Obozrevatel, um dos mais importantes do país, sublinha a possibilidade deste caso poder levar a um escândalo maior, já que, escrevem, “o abuso da força dos serviços de migração no aeroporto de Lisboa são recorrentes.”

Quase todos os jornais referem uma alegada tentativa de encobrimento das causas da morte do homem de 40 anos. Isto porque a versão proveniente do Aeroporto de Lisboa seria que o imigrante ucraniano teria morrido vítima de um ataque cardíaco. Uma causa de morte que não foi posteriormente confirmada pelo Instituto de Medicina Legal.

A imprensa local chama a atenção para a decisão do médico-legista que realizou a autópsia ao corpo de chamar a Polícia Judiciária. E chega a apelidá-la de heróica.

Os artigos descrevem ainda Igor Homenyuk como um homem calmo e bondoso, desacreditando a versão dos inspetores do SEF de que teria causado distúrbios na altura da detenção, a 11 de março, depois de aterrar em Lisboa com um visto de turista proveniente de um voo da Turquia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: shevstories@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate