Covid-19. SNS 24 não atendeu um quarto das chamadas no pico da procura
Não foi possível dar resposta a um quarto das chamadas em tempo útil na segunda-feira
Não foi possível dar resposta a um quarto das chamadas em tempo útil na segunda-feira
Expresso
A Linha SNS24 atingiu um máximo histórico de chamadas na segunda-feira, dia em que foram confirmados os dois primeiros casos de Covid-19 no país. Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, do total de 13.532 chamadas para o serviço, 3569 foram “abandonadas após 15 segundos”, revela o “Público” esta quinta-feira. Ou seja, não foi possível dar resposta a um quarto das chamadas em tempo útil.
A funcionar pior ainda, recorda o jornal, está a linha vocacionada para orientar os médicos de todo o país para validação de eventuais casos suspeitos, a dia Linha de Apoio ao Médico (LAM), que foi criada há semanas. Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), diz estar a coleccionar e-mails de colegas “desesperados com o silêncio da linha”.
“Funciona tão bem que desde ontem (24 horas) aguardo o contacto para a orientação de dois casos suspeitos e já liguei hoje. Enfim, tudo controlado”, queixava-se esta semana um responsável de uma Unidade de Saúde Familiar do Porto.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt