Madeira regista primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus
Existem quatro quartos de isolamento disponíveis no arquipélago para lidar com casos suspeitos
Existem quatro quartos de isolamento disponíveis no arquipélago para lidar com casos suspeitos
Jornalista
O Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira confirma num breve comunicado que foi “validado um caso de infeção pelo novo coronavírus” após “validação clínica e epidemiológica pelas autoridades de saúdade”.
Trata-se de um madeirense “entre os 20 e os 30 anos” que chegou de Milão e que foi atendido no hospital central do Funchal. “O doente permanecerá em isolamento hospitalar e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise.”
Os resultados vão ser conhecidos nas próximas horas e as autoridades madeirenses vão atualizar a informação atual assim que “seja conhecido o resultado laboratorial”.
A região tem um plano de contingência para o coronavírus: estão disponíveis quatro quartos de isolamento e é num desses quartos que se encontra o paciente identificado.
Herberto Jesus, responsável pelo Instituto da Saúde da Madeira, disse terça-feira à SIC que as autoridades estão preparadas para quaisquer situações: além dos quartos de isolamento existe uma equipa da Proteção Civil preparada para transportar pacientes com suspeitas de coronavírus. Se for necessário, admitem recorrer a unidades militares para atenderem as pessoas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt