Sociedade

Estudo: seis médicos admitiram que já praticaram eutanásia, dois suicídio assistido

Em 1148 clínicos que participaram num estudo em 2018, pouco mais de metade (51%) responderam que concordavam com a legalização da eutanásia

Expresso

Os médicos estão profundamente divididos em relação à despenalização da eutanásia. Dos 1148 clínicos que participaram num estudo em 2018, pouco mais de metade (51%) responderam que concordavam com a legalização da eutanásia, 32% eram contra e 17% disseram não ter uma opinião definitiva. No mesmo inquérito – que foi respondido de forma anónima -, seis médicos admitiram que já haviam praticado eutanásia e outros dois suicídio assistido, nota o “Público” esta quarta-feira.

Questionados se estariam dispostos a praticar eutanásia no caso de esta ser despenalizada, a percentagem dos que responderam sim foi inferior à dos concordam com a legalização: mais de um terço dos inquiridos admitiram que o fariam, 44% responderam que não e uma parte ainda significativa (19%) assumiu não ter uma opinião definitiva.

Este estudo não é, em todo o caso, representativo da realidade nacional. Apesar de ter começado por ser dirigido a todos os médicos do país, acabou por se circunscrever aos inscritos no Norte por falta de participação dos profissionais das outras regiões do país. O autor, José Ferraz Gonçalves, oncologista e diretor do primeiro serviço público de cuidados paliativos do país, o IPO do Porto, tentou alargar o inquérito a nível nacional com a Ordem dos Médicos, mas sem sucesso.

Em 2007, Ferraz Gonçalves já tinha concretizado um estudo semelhante - dessa vez limitado a oncologistas. Dos 450 oncologistas então inquiridos, cerca de um terço responderam e, nessa altura, o não à eutanásia foi predominante (42,3%). Dos restantes, 38,7% declararam-se a favor e 19% disseram não ter opinião definitiva.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate