Sociedade

Primeiro caso suspeito de infecção por Coronavírus detectado em Portugal

Um homem usa uma máscara em Paris. Em França já foram detetados vários casos de infeção por Coronavírus
Um homem usa uma máscara em Paris. Em França já foram detetados vários casos de infeção por Coronavírus
BENOIT TESSIER/REUTERS

Direção-Geral de Saúde confirma primeiro caso suspeito de infeção pelo novo Coronavírus

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção pelo novo Coronavírus, em Portugal.

Segundo o comunicado da Direção-Geral de Saúde, este doente, regressado hoje da China, onde esteve na cidade de Wuhan (província de Hubei) nos últimos dias, encontra-se sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa, Hospital de Referência para estas situações. A sua situação clínica está estável, aguardando-se os resultados das análises laboratoriais em curso, para atualização desta informação.

Este surto começou num pequeno mercado de peixe, aves e animais exóticos no centro da China e já atingiu nove países e matou 26 pessoas. O crescimento diário do coronavírus 2019-nCoV fez a União Europeia subir o risco de contágio e levou Portugal a ativar os dispositivos de saúde pública de prevenção. A OMS não avançou com a declaração de emergência, mas a China mantém apertado o cerco ao vírus: isolou 35 milhões de habitantes em 12 cidades, está a construir um hospital de raiz com mil camas, fechou a Cidade Proibida e até cancelou as festas de Ano Novo.

São uma família de vírus que causam doenças do trato respiratório, desde a comum constipação até à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que matou mais de 800 pessoas durante a epidemia de 2002 e 2003. Podem ser transmitidos por pessoas e animais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate