Greta confirma chegada a Portugal na terça-feira de manhã. Acompanhe aqui esta “viagem difícil”
A tripulação do “La Vagabonde”, o veleiro que chegará à Doca de Alcântara nos próximos dias
UGC UGC
Notícia atualizada com a confirmação da ativista sueca de que estará na Doca de Alcântara, em Lisboa, na próxima terça-feira. Desde que saiu dos EUA rumo a Portugal, a bordo de um veleiro, Greta Thunberg tem enfrentado condições meteorológicas difíceis, onde se inclui a tempestade tropical Sebastien, que foram atrasando a chegada a Lisboa. Acompanhe a travessia em tempo real
Está cada vez mais próxima a chegada de Greta Thunberg a Portugal. Em Lisboa, a jovem ativista sueca ficará apenas um dia, já que o destino é a COP-25, a Cimeira do Clima, a decorrer em Madrid entre os dias 2 de dezembro (segunda-feira) e 13 de dezembro. Tal como o Expresso tinha adiantado, a jovem confirmou nas redes sociais que a chegada vai acontecer na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, durante a manhã.
A emissão de dióxido de carbono (CO2) dos aviões — cerca de 285 gramas por passageiro — levou Greta Thunberg a boicotá-los, decisão que tem tido custos. A jovem viaja a bordo do veleiro “La Vagabonde”, propriedade de Riley Whitelum e Elayna Carausu, casal australiano que vive a viajar, documentando as suas travessias num vídeo blogue que conta mais de um milhão de seguidores. Além de Riley e Elayna, e do filho recém-nascido de ambos, Greta está acompanhada pelo pai, Svante Thunberg, e pelo marinheiro Nikki Henderson.
Ainda que não haja vídeos da viagem pelo Atlântico, há informações de uma travessia difícil. O veleiro tem sido acompanhado à distância por milhares de curiosos, que o viram enfrentar condições meteorológicas “muito complicadas” na primeira metade da viagem, incluindo a tempestade tropical Sebastien — que passou pelos Açores sem, porém, causar grandes estragos.
Um desses seguidores é o marinheiro britânico Andy Pritchard, um “geek dos dados”, como a própria Greta, que em homenagem à jovem, analisou os dados brutos de GPS por satélite para criar um registo detalhado da viagem. O site pode ser consultado AQUI (percorra as várias páginas, que têm informações diferentes) e permite perceber o percurso do “La Vagabonde” em cada um dos dias, bem como detalhes como a velocidade da viagem, as milhas percorridas ou a distância a que está de Lisboa.
Ao início da tarde deste sábado, dia 30 de novembro, a embarcação já tinha feito cerca de 83% da viagem. A última atualização diz que faltam 532 milhas náuticas (cerca de 985 quilómetros).
É precisamente das condições do mar e do vento que depende a chegada do veleiro, mas a previsão do site de Pitchard aponta para terça-feira, dia 3 de dezembro. Greta Thunberg teve a hipótese de fazer a viagem diretamente para Madrid, mas optou pela passagem por Portugal.
Segundo Elayna Carausu, a tripulação “ama a Europa e está pronta para um Caldo Verde”. No 15º dia de viagem, o “La Vagabonde” passou ao largo dos Açores, facto celebrado pela própria Greta nas redes sociais.
Notícia atualizada com a publicação de Greta Thunberg nas redes sociais