Albergue municipal em Albergaria-a-Velha, Aveiro, ultrapassa os 4000 peregrinos
O Albergue Rainha D. Teresa, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, acolheu 4000 peregrinos desde a sua abertura em 2015, informou a autarquia
O Albergue Rainha D. Teresa, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, acolheu 4000 peregrinos desde a sua abertura em 2015, informou a autarquia
"Nos primeiros dias de agosto, um grupo de 10 peregrinos polacos, rumo a Fátima, pernoitaram em Albergaria-a-Velha e foi com eles que se atingiu os quatro milhares", refere uma nota camarária.
O equipamento municipal, que implicou um investimento de cerca de 126 mil euros, está aberto nove meses por ano, encerrando no período de inverno. Em 2019, desde o mês de março, estiveram alojados 588 peregrinos, o que representa um aumento de cerca de 12% em relação a igual período do ano passado.
O mês com maior afluência foi maio, com 191 peregrinos, um número que nunca se tinha atingido na primavera. Até à data, o mês com mais dormidas no Albergue foi setembro de 2015, com 195 peregrinos.
O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa está situado na antiga casa dos magistrados, que foi alvo de obras de adaptação, e tem capacidade para acolher 29 pessoas.
O equipamento municipal foi inaugurado no dia 1 de abril de 2015 e é gerido pela Via Lusitana, uma associação que se dedica ao auxílio de peregrinos. O caminho central português de Santiago de Compostela é o segundo itinerário jacobeu mais importante da Europa e, ao longo dos tempos, já foi percorrido por importantes figuras da História, tais como a Rainha Santa Isabel, D. Manuel I ou o humanista Francisco de Holanda.
As Rotas de Peregrinação - na qual se incluem as peregrinações marianas - "têm um enorme potencial, não só no âmbito do contexto internacional do turismo religioso, mas também para a dinamização da economia local", refere a Câmara de Albergaria-a-Velha.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt