Portugal vai receber cinco migrantes do Sea Watch 3 (embarcação cuja capitã foi detida)
A embarcação alemã tinha resgatado dezenas de pessoas ao largo da Líbia a 12 de junho
A embarcação alemã tinha resgatado dezenas de pessoas ao largo da Líbia a 12 de junho
Jornalista da secção Internacional
Portugal foi um dos países que se disponibilizou para receber alguns dos migrantes resgatados pelo navio alemão Sea Watch 3 ao largo da Líbia e que este sábado desembarcaram em Lampedusa à força, depois de a capitã ter decidido que as condições de saúde dos migrantes não permitiam esperar mais por uma autorização oficial. Serão cinco os que, ainda sem data, devem chegar ao país, confirmou o Expresso junto do Ministério de Administração Interna (MAI).
Numa nota enviada às redações, escrita em conjunto pelos gabinetes do MAI e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo português refere o "espírito de solidariedade europeia com que Portugal, em conjunto com França, Alemanha, Luxemburgo e Finlândia, anunciaram a sua disponibilidade para receber este grupo de 40 pessoas" e sublinha que existe "um desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se desenvolvem no Mediterrâneo".
Desde 2018 e até ao momento, informam os dois ministérios, Portugal recebeu já 127 pessoas resgatas por barcos de organizações não governamentais e que não foram aceites nos países onde desembarcaram.
Apesar de se afirmar disponível para continuar a participar nestas ações de solidariedade, o Governo português "continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório"
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: afranca@impresa.pt