Luís Marques Mendes sobre novos passes sociais únicos: “Uma espécie de bomba eleitoral”
O comentador da SIC analisou o impacto dos novos passes sociais, que serão colocados à venda a 26 de março, e explicou (com exemplos) as três razões que o levam a falar de uma “verdadeira revolução”
As novas regras para os passes sociais, com a criação do passe social único, em vigor a partir de abril, foram este domingo consideradas por Luís Marques Mendes uma “verdadeira revolução”. Referindo-se em particular aos casos da Grande Lisboa e do Grande Porto, no habitual espaço no “Jornal da Noite”, na SIC, o comentador explicou porquê.
“Em primeiro lugar, porque há uma redução brutal dos preços”, considerou Marques Mendes, que a isto acrescentou outro facto: “As famílias vão efetivamente poupar muito dinheiro por mês e por ano”, sobretudo as economicamente menos favorecidas.
Por fim, o comentador adiantou o “impacto político e social enorme” dos novos passes sociais, o que o levou mesmo a falar de “uma espécie de bomba eleitoral”.
Marques Mendes apresentou alguns exemplos, nomeadamente considerando um utilizador com mais de 65 anos, utilizador da Fertagus, Metro e Carris. “A poupança mensal é de 100,8 euros”, mostrou, atingindo os 242,3 euros no caso de as contas serem feitas para um casal.