Especialistas de arte italianos identificaram como sendo da autoria de Leonardo da Vinci uma escultura que está em exposição no Victoria and Albert Museum, em Londres, e que passa assim a ser a única estátua conhecida entre a obra artística deixada pelo pintor de 'Mona Lisa'.
A estátua agora atribuída a Leonardo da Vinci é uma pequena peça em terracota, e em bom estado de conservação, conhecida como 'The Virgin and the Laughing Child' (A Virgem e o Menino Sorridente). Segundo o jornal britânico "The Guardian", a escultura foi produzida por volta de 1472, quando o pintor tinha 19 ou 20 anos, e era aluno do artista florentino Andrea del Verrochio.
Apesar de a escultura agora identificada estar longe de ser uma obra-prima ao nível de 'Mona Lisa' - é mais um "trabalho de estudante" e da fase dos verdes anos do artista em que ainda estava a aprender -, o "The Guardian" enfatiza como o artista conseguiu captar nesta escultura "o amor e a ternura de uma forma tão doce e bela". E lembra ainda que "sempre fez parte da lenda que Leonardo da Vinci produziu esculturas, incluíndo um cavalo gigante, mas nenhum destes trabalhos foi identificado".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt