Sociedade

Foi descoberta a única escultura de Leonardo da Vinci

Foi descoberta a única escultura de Leonardo da Vinci

Uma pequena peça em terracota que está num museu em Londres, retratando a Virgem e o menino, foi atribuída por especialistas italianos ao autor de Mona Lisa. É a única escultura que sobreviveu entre a obra deixada por Leonardo di Vinci, que se diz ter produzido várias outras estátuas, como um cavalo gigante, mas que até ao momento não foram identificadas

Especialistas de arte italianos identificaram como sendo da autoria de Leonardo da Vinci uma escultura que está em exposição no Victoria and Albert Museum, em Londres, e que passa assim a ser a única estátua conhecida entre a obra artística deixada pelo pintor de 'Mona Lisa'.

A estátua agora atribuída a Leonardo da Vinci é uma pequena peça em terracota, e em bom estado de conservação, conhecida como 'The Virgin and the Laughing Child' (A Virgem e o Menino Sorridente). Segundo o jornal britânico "The Guardian", a escultura foi produzida por volta de 1472, quando o pintor tinha 19 ou 20 anos, e era aluno do artista florentino Andrea del Verrochio.

Apesar de a escultura agora identificada estar longe de ser uma obra-prima ao nível de 'Mona Lisa' - é mais um "trabalho de estudante" e da fase dos verdes anos do artista em que ainda estava a aprender -, o "The Guardian" enfatiza como o artista conseguiu captar nesta escultura "o amor e a ternura de uma forma tão doce e bela". E lembra ainda que "sempre fez parte da lenda que Leonardo da Vinci produziu esculturas, incluíndo um cavalo gigante, mas nenhum destes trabalhos foi identificado".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate